Método Montessori

Desenvolvido pela italiana Maria Tecla Artemisia Montessori, o método Montessori é caracterizado por uma ênfase na autonomia, na liberdade com limites e no respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

A criança é o centro do método, cabendo aos educadores (sejam pais ou professores) o papel de acompanhar o processo de aprendizado. O mais importante, de acordo com Maria Montessori, não é o material utilizado ou a sua forma de utilizar, e sim a possibilidade que estes materiais proporcionam à criança para que ela demonstre a sua verdadeira natureza, podendo assim ser plenamente observada e compreendida, e consequentemente tenha sua educação desenvolvida com base na própria evolução.

Brinquedos Montessori

Pela ótica do método não são os adultos que "constroem" as crianças, e sim as crianças que fazem os adultos. O adulto passa a depender dos esforços da criança, que não é mais um ser passivo, mas um ser ativo que se esforça o tempo todo para preparar a humanidade do amanhã. Neste sentido o empenho da criança ruma para a direção de se tornar cada vez mais independente.

Maria Montessori indicou que seu método ocorre em Planos de Desenvolvimento, acompanhando a faixa etária da criança. O Primeiro Plano de Desenvolvimento é o que se encaixa na fase da primeira infância (do nascimento aos 6 anos), o momento em que as crianças possuem dois grandes objetivos: aprender como o mundo funciona, para saber funcionar no mundo, e adquirir independência física em relação ao adulto.

Nesta fase da vida as crianças possuem o que Maria Montessori chamou de "mente absorvente", devido á imensa capacidade que o cérebro infantil tem de se transformar a cada nova informação recebida. É um momento em que a criança aprende como o mundo funciona, ela absorve do mundo sua imagens, suas linguagens, suas regras e culturas, suas lei físicas, químicas e biológicas. É o estágio pelo qual a criança parte do nada para então construir um ser humano com competências fundamentais para seu desenvolvimento posterior, tudo isso nos primeiros seis anos de vida.

No que se refere à independência física, as crianças querem aprender, mas não querem que os adultos façam as coisas por elas, elas querem ajuda para fazer sozinhas. É através da ação, dos erros e acertos, das tentativas e fracassos, que a criança enfrenta e supera as suas dificuldades, até alcançar o sucesso. O método Montessori prega que os adultos não devem interromper a criança nas tarefas que ela acredita que consegue fazer sozinha, independente de quão lento seja o seu progresso no desenrolar do afazer.

A Filosofia Madeira Maestra

Na Madeira Maestra focamos o desenvolvimento de brinquedos que possam ser utilizados para a aplicação do método Montessori, que sirvam de base o desenvolvimento das crianças, em especial na primeira infância.

Brinquedo Não-Estruturado

Buscamos, ao projetar nossos brinquedos, criar o contexto adequado para que a criança possa aprender sozinha, autodesenvolvendo-se de forma independente e livre. Nosso objetivo final é criar oportunidades para a experimentação, para a tentativa e erro, para a superação de dificuldades, proporcionando à criança seu próprio ritmo.

Nossos brinquedos não são fechados em si. Eles servem de meio e ferramenta para estimular o crescimento da criança, respeitando suas individualidades e seus ritmos.

Dicas de brinquedos Montessori

Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos brinquedos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de brinquedos Montessori que você pode escolher:

- Painel Psicomotor: auxiliar na compreensão das formas geométricas, dos tamanhos e dos conceitos espaciais, como alto ou baixo, estreito ou largo e comprido ou curto. Estimula aptidões, como a concentração, o raciocínio lógico, a atenção, a criatividade e a imaginação;

- Sequência Maestra: Desenvolve a coordenação e a motricidade fina, assim como a coordenação olho-mão. Colabora com o aumento da autoestima e da confiança das crianças. Ao realizar objetivos e receber a valorização do esforço por parte dos pais as crianças se sentem orgulhosas e motivadas para sempre tentar se superar;

- Painel de Engrenagens: permite à criança o pensamento e a solução de problemas ao criar desafios de encaixe e de posição das peças ao longo do tabuleiro. Estimula a diferenciação de tamanhos, correlacionando as dimensões maior e menor das diferentes engrenagens. Favorece o impulso pelo conhecimento das áreas STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics) por meio da interação de movimento, engenharia e tecnologia;

- Monte Letras: desperta o interesse pelas letras na fase inicial de aprendizagem do abecedário. Auxilia na alfabetização de forma divertida e descontraída, trabalhando a percepção da letras, numerais e formas geométricas. Brincando a criança aprende com maior facilidade a composição dos símbolos da linguagem.

👉 Conheça os Brinquedos Montessori da Madeira Maestra.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.