Como Trabalhar com o Alfabeto Móvel na Alfabetização?

Reconhecer e brincar com os símbolos linguísticos é o ponto inicial para as crianças aprenderem a ler e a escrever. Desde muito cedo elas começam a demonstrar interesse pelas letras que formam o seu nome e suas palavras preferidas.

A utilização de objetos lúdicos e divertidos no processo de alfabetização, seja na educação clássica ou domiciliar, serve de incentivo ao aprendizado das crianças, ao ponto que funcionam como facilitadores para a concentração e a memorização do alfabeto.

Crianças brincando com alfabeto móvel

Qual o objetivo das atividades com alfabeto móvel?

  • Servir de facilitador para a criança reconhecer, nomear e escrever palavras. Ao passar as mãos sobre as letras, a criança vai percebendo sua forma, facilitando seu entendimento sobre a escrita;

  • Despertar o interesse pelas letras na fase inicial de aprendizagem da leitura e escrita;

  • Auxiliar na alfabetização de forma divertida e descontraída, trabalhando a percepção da escrita, a exploração e a composição de palavras. Brincando a criança aprende com muita facilidade a formação das palavras e frases;

  • Trabalhar a memorização da escrita e da imagem das letras.

Qual é a importância do alfabeto para a escrita?

A escrita, e mais especificamente o letramento, são fatores primordiais para que a função social da linguagem seja completamente incorporada no dia a dia da criança.

Alfabetizar nada mais é que ensinar a criança a decodificar os símbolos: letras e números. Ao iniciar este processo já na primeira infância ela terá maior facilidade para ler e escrever palavras e frases, estando mais aberta para entrar no mundo letrado, onde as palavras deixam de ser simples palavras e começam a suportar diferentes sentidos, de acordo com o contexto em que estão inseridas.

Aqui cabe uma breve explanação. Não podemos confundir o “letramento” (que é o aprendizado das letras, dos símbolos) com o “mundo letrado” (o entendimento dos diferentes sentidos das palavras em seus contextos de uso).

O ensino do alfabeto dará à criança um repertório finito, fechado, das letras que utilizamos para nos comunicar através da escrita. O conhecimento das letras, por sua vez, está diretamente relacionado ao conhecimento dos fonemas, dos sons das letras individuais ou de suas composições fonéticas.

Crianças brincando com alfabeto móvel

Ao trabalharmos o alfabeto móvel na alfabetização a criança constrói a consciência de aprendizado sobre alguns aspectos importantes:

  • O alfabeto possui letras definidas, não podemos inventar novas letras;

  • O formato das letras é fixo e definido;

  • A ordenação das letras dentro das palavras não pode ser substituída;

  • Dentro de uma palavra podem ocorrer repetições de letras;

  • Existem regras de composição e nem todas as letras podem ocupar qualquer espaço dentro das palavras;

  • As letras formam fonemas sonoros, e esses fonemas muitas vezes são menores que a sílabas;

  • Os fonemas das letras são fixos, apesar de algumas letras possuírem mais de um fonema;

  • Os símbolos do alfabeto são constituídos não apenas por letras, mas também por outros sinais (como acentos) que alteram o som da letra;

  • A posição das letras em seus conjuntos, as sílabas, é variável (consoante+vogal, vogal+consoante...).

Como utilizar as letras móveis na primeira infância?

Existem diversas maneiras de apresentar as letras para uma criança. Devemos, entretanto, ter em mente que o aprendizado ocorre de formas diferentes em cada faixa etária, e por tal os estímulos também devem ser diferentes no decorrer do tempo.

No geral as crianças iniciam o reconhecimento das primeiras letras entre 2 e 3 anos de idade, e conseguem identificar o alfabeto completo entre os 4 e 5 anos de idade. Tendo isso em mente podemos iniciar o ensino das letras móveis desde muito cedo, mas sem criar expectativas de que a criança tenha o domínio imediato dos símbolos linguísticos.

Nas primeiras idades do ensino das letras devemos focar principalmente em elementos visuais e do cotidiano da criança, como por exemplo o seu nome, as letras de sua cor favorita, as letras iniciais de seus brinquedos favoritos. É nessa fase que também devemos iniciar a contação de histórias, inicialmente com livros de poucas palavras, e com letras em formato bastão, mais simples para o reconhecimento por parte da criança.

Crianças brincando com alfabeto móvel

Algumas atividades indicadas no uso do alfabeto móvel são:

  • Incentivar a criança a escrever o próprio nome. Pode-se colar a letras de seu nome na porta de seu quarto por exemplo, para ter uma referência visual constante;

  • Quando a criança fizer atividades de desenho/pintura, pedir para ela escrever o seu nome. Assim ela vai memorizando que aquela sequência de letras juntas representam o seu nome;

  • Trabalhar o pareamento das letras com imagens. A criança é capaz de relacionar as letras com os nomes de imagens simples de seu cotidiano;

  • Relacionar as letras, e a formação das palavras, com os seus brinquedos. Utilizando o alfabeto móvel na nomeação de seus brinquedos a criança forma vínculos simples entre os símbolos da linguagem e seus objetos preferidos.

Dicas de alfabetos móveis para a alfabetização

Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos produtos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de alfabetos móveis que você pode escolher:

- Alfabeto Móvel Letra Bastão (Maiúscula): o primeiro alfabeto móvel que é apresentado à criança. São as letras mais simples em termos de formato, e por tal mais fáceis de aprender nas primeiras idades da alfabetização;

- Kit Alfabeto Móvel Letra Cursiva (Maiúscula e Minúscula): um kit de letras cursivas que engloba as letras maiúsculas e minúsculas, ideal para a criança que já reconhece as letras bastão e está iniciando a escrita cursiva;

- Alfabeto Móvel Letra Cursiva (Minúscula): é o alfabeto ideal para quando a criança já tem domínio das letras bastão e já está criando palavras e frases com desenvoltura;

- Alfabeto Móvel Letra Cursiva (Maiúscula): este é o alfabeto móvel mais avançado, onde a criança está refinando seu conhecimento dos símbolos linguísticos, e já consegue criar frases complexas.

👉 Conheça os Alfabetos Móveis da Madeira Maestra.

3 comentários

  • O alfabeto móvel é uma ferramenta riquíssima para o início da alfabetização. Trabalho com o alfabeto móvel diariamente e percebo grandes progressos a cada dia.

    Patricia das Chagas
  • Algumas situações para trabalhar com crianças com sindrome Dow..

    Carulina Medeiros Duarte
  • Gostei da explicação sobre como trabalhar o alfabeto. Trabalho nessa forma, pois a visualização é a estímulo, mais motivador para a criança ou adultos aprendam.

    Ana Maria

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.