Brinquedos de Madeira: Durabilidade e Sentimento de Apropriação

Talvez uma das matérias-primas mais antigas na produção de brinquedos e jogos, a madeira é sem dúvida um dos mais versáteis e duráveis elementos já utilizados com a finalidade lúdica.

Os brinquedos de madeira carregam consigo uma característica pouco presente nos brinquedos de plástico, o sentimento de apropriação. A madeira permite, em quase a totalidade das ocasiões, uma personalização que remete à individualização do brinquedo. Ele se torna único, singular, próprio, exclusivo, e essas características ampliam na criança a relação de afeto que ela nutre pelo objeto.

Os laços de afetividade que surgem desta relação refletem positivamente no desenvolvimento cognitivo da criança, abrindo facilitadores para um crescimento emocional saudável, impactando na relação da criança com o mundo.

O brinquedo de madeira, em especial o de produção artesanal, é em si mesmo um objeto catalisador do despertar da imaginação. Diferente dos brinquedos industrializados, normalmente produzidos em plástico, eles não constituem pacotes prontos e fechados, pelo contrário, o brincar com a madeira desperta na criança formas criativas de brincar, que não se esgotam em uma brincadeira, mas que são adaptadas e rearranjadas a cada nova interação com o objeto.

No quesito durabilidade não há o que se possa reclamar. É natural encontrarmos, em meio aos brinquedos de nossos filhos, muitas peças avariadas e com defeitos muitas vezes irreparáveis. Essas características de desgaste são comuns, e recorrentes, nos brinquedos de plástico. Já a madeira, por sua composição natural, possui uma resistência sem igual, que faz com que vários brinquedos passem de geração para geração, contendo apenas as marcas de uso (o bom uso) de outros tempos.

Há que se ressaltar que, mesmo havendo eventual dano, a madeira é facilmente reparável, renovando-se os anos de utilização da mesma.

Dicas de brinquedos educativos que auxiliam no desenvolvimento infantil

Aqui na Madeira Maestra o nosso cuidado com a primeira infância é singular. Nossos brinquedos são projetados, testados e produzidos com total atenção às necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas de brinquedos educativos que você pode escolher:

- Painel Psicomotor: auxiliar na compreensão das formas geométricas, dos tamanhos e dos conceitos espaciais, como alto ou baixo, estreito ou largo e comprido ou curto. Estimula aptidões, como a concentração, o raciocínio lógico, a atenção, a criatividade e a imaginação;

- Cenários para Storytelling: desempenham um papel importante no dia a dia do aprendizado, pois constituem uma forma divertida de ensinar e transmitir o conhecimento. Aprender por meio de narrativas torna-se mais simples e acessível à criança, enquanto ajuda na fixação do conteúdo e estimula a experimentação, a resolução de problemas e a criatividade;

- Arco-Íris Pedagógico (Waldorf e Montessori): trata-se de um objeto pouco definido e não estruturado, manipulativo, que auxilia o desenvolvimento da criatividade e oferece possibilidades sensoriais à criança, com oportunidades de construção e desconstrução.

👉 Conheça os Brinquedos Educativos da Madeira Maestra.

O cuidado ambiental na Madeira Maestra

Na Madeira Maestra nós apostamos na utilização da madeira como matéria-prima básica de nossos produtos. Tendo em vista o bom uso de nossos recursos naturais partimos do pressuposto de comprar apenas produtos com certificação ambiental e rastreabilidade, e por isso utilizamos o MDF de Pinus do tipo Taeda.

Conheça os produtos disponíveis em nossa loja, todos desenvolvidos em MDF, especialmente projetados para auxiliar no desenvolvimento das crianças.

Para conhecer um pouco mais sobre a produção do MDF indicamos o vídeo abaixo, da empresa Berneck, fabricante de MDFs e uma de nossas fornecedoras.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

✔️ Produto adicionado com sucesso.